terça-feira, 31 de maio de 2011

Relatos e Impressões: 3º Biciclotucatu - 27 Maio 2011



Bicicleteiros do 3º Biciclotucatu
 O Biciclotucatu, versão botucatuense da Bicicletada, está na sua 3º edição, que aconteceu em 27 de maio de 2011. O início da pedalada foi na praça da rotatória do Inca, onde a maioria dos ciclistas sedentos por  mais respeito no trânsito e por divulgar o transporte sustentável começaram a se reunir a partir das 18:00, sendo que alguns chegaram mais tarde, inclusive este que vos escreve, que cheguei já passados das 19:00. O trajeto seguia em direção a praça da rotatória do Jardim Paraiso, num trajeto curto, porém passou por lugares em que há grande tráfego de veículos motorizados em determinados horários do dia. Após breve apresentação entre os participantes, onde mais uma vez o atrasadinho aqui fez com que todos falassem o nome dinovo ( Foi mal galera), a grande massa de ciclistas iniciou a manifestação. 24 ciclistas preparados, friozinho clássico e vamos a rua!
A massa de ciclistas chamava a atenção por onde passava, pois isso até então não era comum em nossa querida Botucatu, que estava acostumada com aqueles passeios com sorteio de brindes no final, mas não uma galera dando a cara nas ruas em cima de uma magrela exigindo o devido respeito que o ciclista merece no trânsito. Com gritos como "Uma bicicleta, um carro a menos", "Mais adrenalina, menos gasolina", "Mais amor, menos motor" a massa seguiu ao seu destino.

Na maioria do trajeto não houve aquele buzinaço esperado, pelos motoristas apressadinhos, mas acredito que isso foi devido a um caminhão que praticamente escoltou a massa de ciclistas por quase todo o trajeto, muito gentil e humano a atitude do motorista, que em nenhum momento reclamou ou buzinou, apenas nos acompanhou por boa parte do trajeto. Mas bastou o caminhão seguir o teu destino que rolaram buzinas e alguns xingamentos de pessoas de espírito ruim.

No comércio que ainda estava aberto, na maioria lanchonetes, bares e academias, fomos muito bem recebidos, com alguns sorrisos, e até no trânsito recebemos algumas "buzinadas" de apoio, o que mostra que em nossa cidade existem muitas pessoas conscientes dos benefícios de um transporte sustentável.

Logos estavamos chegando a praça do Jardim paraiso, que tem uma rotatória em volta, e alguns membros até ameaçaram uma volta olímpica, logo abortada. No momento lembrei do tema da Bicicletada de Sampa, que era a Bicicletada Olimpica, seguindo a tradiçao de temas para as bicicletadas, o que podemos pensar em adotar por aqui.

Chegando na praça ainda havia muita coisa boa por vir, pois o Biciclotucatu tem protesto e arte, e arte de primeira qualidade. Um pequeno palco improvisado, porém muito bonito foi montado em uma parte da praça. Alí aconteceram malabarismos com monociclo,  fogos, poemas, muita boa música, tudo produzido e realizado por membros do Biciclotucatu. Outro detalhe foi a Bicicloteca (Isso né?) que pintou por lá. No momento das apresentações algumas pessoas paravam para apreciar, inclusive os "mano" que estavam na pracinha e uma senhora com um sorriso muito simpático, porém alguns que eram convidados a participar estavam muito compromissados e tinhas respostas prá lá de diplomáticas para justificar a negativa do convite.

A feira de trocas funcionou, eu mesmo realizei duas trocas e adquiri um livro muito bom! Haviam coisas muito interessantes, e a tendência é crescer mais.

Enfim, todos foram tomando o rumo de suas residências, depois de um pedal e muita arte, numa noite muito fria, porém muito boa, em que pessoas se reuniram para lutar por melhorias e mostrar a arte, a boa música e inclusive a boa amizade.

Valeu a todos os Bicicleteiros de Botucatu, que no próximo tenhamos todos de volta, e a cada dia mais respeito no trânsito. Parabéns a todos nós que estamos mostrando que vamos sim atrás do que queremos, ao contrário do que pensam nossos governantes.

Paz no trânsito e sustentabilidade no dia a dia, vamos cuidar do nosso planeta, para que nosso planeta cuide de nós!

PS: Peço desculpas em nome do Biciclotucatu pela latinha do Mortal Kombat ... = (

Nenhum comentário:

Postar um comentário