sexta-feira, 29 de abril de 2011

A barreira entre esporte e transporte


Existem várias formas de utilizar uma bicicleta. Seja uma criança para brincar, adultos para o transporte, atletas para treinos e competições, entre outros. Todos utilizam do mesmo conceito, a mesma bicicleta, claro, umas mais modernas e cheias de tecnologia, como fibra de carbono, suspensão a ar, e outras mais modestas.
O que noto quando estou de bicicleta é que existe uma barreira invisível entre os atletas de competição e os ciclistas que utilizam a magrela como meio de transporte. Já ouvi e lí comentários de pessoas dizendo que não vêem a bicicleta como um esporte, e sim como transporte. Apesar de respeitar a opinião de todos, tenho uma opinião diferente, que defende que o esporte e o transporte devem andar juntos, unidos, e não como se fosses duas coisas completamente opostas.
Na minha humilde opinião, se o Brasil algum dia tiver um grande atleta do MTB, do porte de jogadores de futebol, como Ronaldo e Cia, uma grande equipe de ciclismo de estrada, como a seleção canarinha de 70, as futuras gerações verão um exemplo a seguir nesses atletas, e podem começar a enxergar a bicicleta com outros olhos.  O esporte pode sim trazer seguidores e colocar o ciclismo na cabeça do povo.
Com grandes atletas teríamos muito mais investimentos, basta ver quantas quadras e campos de futebol tem na sua cidade e comparar com a quantidade de ciclovias. O Brasil não consegue construir uma Pista de MTB XCO de nivel mundial, mas vai sediar uma copa do mundo. Hoje ninguém se espanta com o salário de um jogador de futebol, mas fica indignado de saber que o Fulano ganha um mísero salário para treinar ciclismo.
Precisamos sim juntar as duas coisas, o esporte, o transporte, e o que mais existir no meio das bicicletas. Unidos podemos sim mudar algo.

                                                                                             Claudio Clarindo
Dia 01 de maio, no Esporte Espetacular, o  santista Cláudio Clarindo vai tentar a quebra dos recordes Latino (770km em 24 horas) e Mundial (903km) do esloveno Marko Baloh no desafio 24 horas de Pista.


                                                     Bike da Evelyn - Blog  FelizcidadeFeliz

Vamos apoiar o ciclismo, em todas as suas modalidades.

Grande abraço

Diego


Nenhum comentário:

Postar um comentário