quarta-feira, 15 de junho de 2011

Luto!

Desde que comecei a pedalar notei a intensidade da amizade entre ciclistas, ou mesmo entre ciclistas e não ciclistas. Não é raro ler relatos pela net em que ciclistas estavam com problemas mecânicos, a procura de um lugar para dormir, ou se alimentar e aparecem pessoas de bom coração para ajudá-los. Isso é um fato que só quem pedala sabe como é, as energias positivas que só de bicicleta sentimos. São muitos amigos, talvez alguns que vejamos apenas aquela vez e nunca mais, outros chegam e ficam, como aquela música da Elis,:

“ Todos os dias é um vai e vem, a vida se repete na estação, tem gente que chega prá ficar, tem gente que vai prá nunca mais, tem gente que vem e quer voltar, tem gente que vai querer ficar, tem gente que veio só olhar, tem gente a sorrir e a chorar, e assim chegar e partir.”

Talvez a bicicleta desperte a bondade que existe num canto escuro dentro de cada um, trazendo para a frente o que temos de bom. Isso infelizmente não acontece no trânsito em geral, e a cada dia mais pessoas morrem devido a imprudência de motoristas que não prezam pela vida do próximo.

Essa semana perdemos mais um amigo ciclista, em mais um acidente. Se foi um acidente? Não! A lei diz que no trânsito o mais forte deve proteger o mais fraco, que deve-se manter 1,5m de distância do ciclista, mas isso nunca acontece, nem em uma cidade pequena como a minha Botucatu.

Pedidos de ciclovia são negados pelo governo e muitas vezes rejeitados pela própria população, que enxerga a bicicleta como um brinquedo, a ser usado em parques e não como meio de transporte, como assegura a legislação.

Durante a Bicicletada, chamada de Biciclotucatu aqui na minha cidade, notei sim um maior respeito dos motoristas em relação aos ciclistas, quero acreditar que isso seja uma evolução dos seres humanos, mas as vezes acredito que seja mais medo, por causa da repercussão que acidentes envolvendo bicicletas está tomando, ninguém quer rolo com ciclista.

Mais uma vez teremos uma bicicletada de LUTO, mais uma vez ciclistas sendo mal tratados no trânsito, e mais uma vez os governantes virando as costas para isso.

Envio toda a energia positiva a família de todos os ciclistas que não voltaram para a casa por causa de um trânsito inútil e assassino.

E a quem está com sua bicicleta, vá as ruas, vá de bike, exija teus direitos. Mostre ao mundo um pouco de todo o bem que existe em pedalar.


Nenhum comentário:

Postar um comentário